Em algumas fases da vida questionamos,porque a saudade doi?Saudade é um dos melhores sentimentos,porém em determinados casos torna-se extremamente doloroso,principalmente nos casos de separação relacionados à morte.
Algumas pessoas não aceitam a realidade de que a saudade é um sentimento bom, mas como as vezes é confundido com a tristeza porque sempre é associado a dor da perda se confunde a um sentimento ruim .A saudade mau administrada pode levar as pessoas a depressão,ansiedade e sentimentos de angústia que corroem a alma..
A saudade daquele último passeio, daquela conversa,daquele café o cheiro do perfume,são inúmeros fatos que nos trazem a tona a saudade .Mas a saudade bem vivida é sã nos trazem benefícios nos ajudam a revigorar a alma é grande aliada na construção de pensamentos positivos.
Falando em casos de coisas materiais:
Perdemos um carro e gostamos muito dele, algum tempo depois ficamos imaginando como ele era veloz,confortável e logo temos a sensação de saudade , em seguida essa saudade logo nos motiva e serve de incentivo, dizemos a nos mesmos logo consigo outro igual ou melhor .Essa é uma condição de saudade sã.Lógico que no caso de perdas afetivas não há possibilidades de lidar da mesma forma, então o que fazer?Podemos usá-la de forma positiva pensando nos bons momentos vividos.
Esse sentimento, nessa sintonia em forma de meditação lhe traz a tona a alegria e a sensação vivida naquele momento, lhe trazendo paz e a saudade de uma forma positiva
E toda vez que a saudade lhe rondar em forma de tristeza tente mudar a sintonia e a vibração ,mude a rota.
Tudo depende da maneira como vemos, não precisa existir dor, pelo contrário viver a saudade concentrada na sensação que o momento nos trouxe podemos viver em constante alegria,pois jamais ouvi dizer que alguém teve saudade de algo que foi ruim.
Jamais se deve deixar que a saudade lhe tire a sensatez de apreciar o que há de bom em sua vida hoje, sempre há algo a agradecer no momento presente.
O excesso de saudade passa a ser prejudicial quando há sensação de que apenas o passado foi bom, esse tipo de situação nos tira totalmente o foco de apreciação do presente.
Por mais louco que pareça há pessoas que sentem saudade de coisas que não tiveram e de momentos que não viveram, sim por mais maluco que seja é real.
A pessoa vive uma determinada situação, mas gostaria que fosse diferente,dentro de sua imaginação ela cria essa situação na maneira que ela gostaria de viver e inconscientemente ela começa a sentir saudade dessa experiência que foi criada pela sua própria mente .
Esses casos são muito mais complexos exige várias áreas sentimentais a serem tratadas por profissionais terapeutas em alguns casos psicólogos e até psiquiatras.
Viva sua saudade de forma positiva, gratidão pelo que passou e pelas experiências que lhe trouxe.
Gratidão pelo presente, pela vida
A saudade é a chama que mantém memórias vivas.
A saudade não precisa ser dor!